Orgânicos ganham destaque na FENAGRO 2014

A agricultura familiar tem merecido espaço todos os anos na feira agropecuária

A nossa associação acaba de confirmar presença na 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária, a FENAGRO 2014, que acontece entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.
Estamos muito contentes. A maior feira agropecuária do Norte e Nordeste não só dará uma grande visibilidade à agricultura familiar como será um estímulo importante para o escoamento da produção de alimentos orgânicos em nosso Estado.
A FENAGRO é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, com apoio do Governo do Estado por meio da SEAGRI, responsável pela área de alimentação do evento, que terá várias barracas de comidas típicas regionais, além da exposição agroecológica, da qual participaremos.
Doze famílias e grupos de agricultores associados à ACPOBA irão fornecer os produtos orgânicos para todos os chefes de cozinha durante o evento, e também estarão expondo, em estandes, a produção de hortaliças, frutas e outros itens da agricultura familiar nos municípios de Itaberaba, Lençóis, Humildes, Conceição do Jacuípe, Irecê e Cruz das Almas.
O convite para participarmos da FENAGRO foi feito pelo superintendente da Agricultura Familiar (SUAF/SEAGRI), Wilson Dias, ao presidente da ACPOBA, Edilson Santos, o Marujão, e isso reflete um empenho em fortalecer a agricultura familiar, em especial a agricultura orgânica, que é um programa de governo.

Veja só quantos produtos estaremos expondo; são orgânicos da melhor qualidade:
  • Itaberaba – da Fazenda Barra Velha e Ilha do Cavalo: couve, rúcula, manjericão, coentro, cebolinha, alho nirá, alface lisa, alface roxa, alface americana, brócolis, espinafre, almeirão, inhame, beterraba, cenoura, rabanete, nabo, abóbora, quiabo, banana da prata, batata doce, tomate, tomate cereja, pimentão, pimenta malagueta, pimenta biquinho, pimenta piperone (de arroz), melancia, mamão, maracujá, manga, limão, mel de abelha, galinha, ovos e ervas medicinais. 
  • Lençóis – da produção de Nildo, no Sítio Minadouro: batata da serra, mandioquinha, inhaminho, almeirão roxo, banana da terra, banana da prata, morango, açafrão e peixe. 
  • Humildes – e agricultores de Feira de Santana: aipim, agrião, flores e tiConceição do Jacuípe – da Fazendo Rio Seco e Fazenda Rancho Alegre: milho verde, aipim, feijão de corda, coco verde, farinha de mandioca, fécula de mandioca, beju, alface, brócolis, coentro, cenoura e beterraba
  • Irecê – grupo de agricultores: melão, beterraba, cenoura, cebola, pinha, melancia, tomate. 
  • Cruz das Almas – grupo de agricultores: laranja, limão, inhame, batata doce, aipim.

Comentários